Expressar as nossas emoções – Porque é tão importante?

Questione as suas emoções e aprenda a ser feliz

Muitas pessoas têm medo de expressar as suas emoções, talvez porque existe uma ideia generalizada de que isso indica, de alguma forma, fraqueza. Se existe uma coisa que não nos ensinam quando somos crianças é a expressar aquilo que sentimos, na altura certa, mesmo que isso seja uma qualidade, e não um defeito como pensamos vulgarmente.

De facto, o que acontece é que os nossos pais, desde que somos pequenos, que nos educam para não expressar as emoções. Dizem para não chorar, para não reclamar, para aceitar o que nos dizem e fazem. Ou seja, é-nos incutida a ideia de que o certo é reprimir o que sentimos.

Vantagens de expressar as emoções

como lidar com um familiar ou amigo que mente constantemente

Dizer aquilo que estamos a sentir traz muitas vantagens, mas também evita males maiores. Reprimir o que sentimos não nos faz bem. É muito comum que as pessoas que reprimem as suas emoções guardem no seu peito muito rancor. A verdade é que reprimindo as emoções faz com que acumulemos tudo aquilo que nos desagrada e magoa, chegando a um limite.

Não há milagres quanto às nossas emoções. Se não as deixamos sair, se elas não se libertam, mais dia menos dia vão ter de sair, e quando saem é da pior forma, porque já não é uma emoção, mas várias emoções negativas acumuladas. Por isso é comum as pessoas explodirem. Não porque um dado acontecimento seja muito grave, mas porque foi acumulando uma série de mágoas.

Além de evitar chegar a um limite emocional, quando expressamos os nossos sentimentos conseguimos vários benefícios para nós mesmos, e para o nosso relacionamento com os outros.

Melhores relacionamentos

Todos os relacionamentos melhoram quando conseguimos expressar as nossas emoções no momento certo. Como não chegamos a um limite, não explodimos. Antes, aprendemos a comunicar e expressar aquilo que estamos a sentir com educação e tranquilidade.

Podemos achar o contrário, mas a transparência é a chave para qualquer tipo de relacionamento. Muitas vezes omitimos o que sentimos para não chatear, para não magoar, mas acabamos por piorar a situação ainda mais.

Quando você aprenda a expressar as emoções no momento certo, poderá escolher a forma como quer expressar-se e comportar-se, garantindo, assim, o melhor relacionamento com os demais.

Não deixe de dizer aquilo que sente na hora certa. Não deixe para depois, para amanhã, ou para si mesmo.

Comentários via Facebook
Novembro 18, 2018

Etiquetas:, , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *