Biografia

BIOGRAFIA

AMÉLIA MARIA MANGUEIRA DE ALMEIDA, nascida em Luanda ao 20-02-1982. Órfão por parte materna desde os seus 2 anos de idade. Aos 13 anos migra para PORTUGAL onde começou a ver as coisas em outra perspectiva. Estudou na ÁFRICA DO SUL durante 1 ano e meio, na faixa etária entre os 16 aos 17 anos de idade, não tendo conseguindo adaptar-se, regressa para Portugal aos 17 anos de idade e de seguida ingressa num emprego de auxiliar de limpeza, de mesa e de balcão, em um restaurante e lar de idosos respectivamente.

Ao reflectir sobre o seu futuro vê que estudar seria a solução, daí então passou a estudar Psicologia aos com pouco mais de 17 anos de idade no médio em Portugal no externato D. Manuel II. Nesta fase admitiu uma forte paixão pela Psicologia mesmo sem (na altura) entender bem o que era, porém conseguiu identificar-se e conseguiu ir adiante. Foi também nesta fase que teve sua primeira paciente que era uma toxicodependente usuária de drogas.

Dra. Amélia regressa para Angola atraída pelo amor ao seu progenitor, que queria tê-a por perto, então aos 23 anos de idade completa a sua licenciatura, isto no ano de 2010 na especialidade de Psicologia Clínica. Esta licenciatura por incrível que pareça não era bem o que o seu pai esperava, uma vez que segundo o mesmo sempre quis que sua filha fosse advogada.

Na sequência do seu percurso profissional, consegue um estágio voluntário no Hospital Militar de Luanda, em Angola, onde permanece por um período de 2 anos, e simultaneamente fazendo atendimentos no consultório do Jean Piaget de Angola, no por um período de 1 ano.

Em 2011 aceita um novo desafio, outro estágio, desta vez no Hospital Psiquiátrico de Angola, porém ainda sentia-se incompleta para trabalhar em Psicologia Clínica.

Em 2012 vai fazer o mestrado em Portugal no Instituído Jean Piaget de Viseu onde terminou a parte curricular em Psicologia Clínica e Saúde e teve outros cursos e palestras em diversas áreas da Psicologia.

Em 2013, começou a fazer palestra nas RUAS e na casa da JUVENTUDE EM VIANA, e a participar em diversos programas na radio comunitária de Viana em Luanda.

Inscreveu-se na Ordem dos Psicólogos de Angola e participa como oradora de uma das mesas no 1º Congresso de Psicologia em Angola.

Em 2014 é convidada a participar no congresso Internacional de Psicologia.

Inscreveu-se no curso Avançado em Psicologia geral com o desejo de superar-se cada vez mais no ramo.

Em 2015 faz outro curso avançado em Psicologia nas Psico-terapias no geral em Portugal.

Tem especial paixão por formações, deslocando-se periodicamente para o Brasil onde participa em congressos dos Países de Língua Portuguesa, numa destas deslocações, aproveita para e fazer um curso em Avaliação Psicologia pela Ordem dos Psicólogos de Angola.

2015 assume o cargo de representante Provincial na Lunda-Norte, em Psicologia pelo Ministério Interior e actualmente estou Inserida na área do contencioso e ajuda ao Homem.

Em 2017 aceitou o desafio de fazer um trabalho temporário na BP. Internacional. Angola, sonils no período de 4 meses em psicologia das organizações

No mesmo ano participou das eleições gerais como observadora nacional e supervisora da zona das zangos.

Ainda em 2017 participou da resolução de disputas eleitorais, formação realizada com a BRIDGE (Builing Resources In Democracy Governance and Elections).

Em 2018 começa o Doutoramento Em Ciências E Sociais E Humanais na Universidade Evangélica Del Paraguay, no Paraguai.

Também 2018 fez parte do Instituto Superior De Ciências Policiais E Criminais General Osvaldo De Jesus Serra Van-Dúnem, no Departamento De Psicologia Policial E Aplicada.

No nesmo ano Participou na Construção do Manual de Orientação Em Psicologia Do Ministério Da Saúde de Angola.

Ainda em 2018 fez parte da elaboração do Dossiê completo de psicologia escolar, para Universidade Católica De Angola (Instituto Superior Dom Bosco).

Ainda em 2018 participou da auscultação para Elaboração Da Estratégia E Plano De Acção Para A Saúde Mental E Toxicodependência, 2019-2023 Ministério Da Saúde.

Actualmente fez o lançamento do livro Adolescência e Gravidez (no contexto angolano) no dia 30 de Maio 2019 na Universidade Independente de Angola.

Sendo de corrente humanista e positiva devendo em primeiro lugar na Profissão, faz trabalho voluntário na comunidade com os portadores do VIH, e população carente já algum tempo, como dizia o nosso “Primeiro Presidente, António Agostinho Neto devemos resolver em primeiro o problema do povo”.

Assim resume-se parte do percurso da Dra. Amélia de Almeida A.K.A Psicóloga Africana.

Experiência como comunicadora

TV Zimbo

Sexto-sentindo

Fala Angola

TPA 1

A Sua Manhã

Janela Aberta

Para ti mulher

Bom dia Angola

Ecos e Factos

TPA 2

Matabicho

Nossa Geração

VIDA TV

Dia- a- dia.

Experiência profissional em consultório (Proin)

Atendimentos individual: crianças Adolescentes Adultos

Em grupo.

Em Casal

Em Família

Experiência profissional como Docente

Universidade ISIA

Universidade Óscar Ribas

Universidade Independente de Angola

Comentários via Facebook